Planejamento de estudos: por que ele é fundamental?

planejamento de estudos

Na hora de se preparar para uma prova muito importante ou estudar várias disciplinas, os alunos confrontam problemas parecidos: falta de disciplina, de tempo ou de foco. É comum que os estudantes tenham dificuldades para se organizarem e assimilarem as grandes quantidades de conteúdo necessárias. A solução para isso? Um planejamento de estudos bem elaborado. Veja abaixo porque um plano de estudos é tão importante e confira algumas dicas para preparar o seu hoje mesmo!

Por que se planejar é importante?
Fazer um planejamento de estudos é fundamental para ter sucesso em uma grande prova. Ter tudo programado na hora de estudar vai trazer vários benefícios! Por exemplo:

Falta de tempo? Nunca mais! Quando você começar a se organizar para fazer um planejamento, vai perceber que tem várias brechas de tempo no seu dia-a-dia. E pode aproveitar melhor esse tempo, seja estudando, descansando ou se dedicando a outros projetos!
Melhora sua organização. Planejando quando e o que estudar a cada dia, você nunca mais vai ficar perdido procurando conteúdo e materiais de última hora. Seus estudos serão mais produtivos e você vai se livrar daquela sensação de estar esquecendo algo importante.
Melhora sua disciplina. Com horários definidos, você pode organizar seu dia-a-dia para que nada atrapalhe sua rotina de estudos. Assim, aprende a otimizar seu tempo!
Melhora sua concentração. Tendo uma rotina, seu cérebro vai se habituar e ficar mais concentrado na hora certa. Desse modo, você absorve o conteúdo mais facilmente!
Como começar seu planejamento?
Muitos estudantes podem ficar confusos na hora de fazer seu planejamento de estudos. Não sabe por onde começar? Essas são algumas dicas:

Faça uma tabela horária de todos os seus dias da semana. Anote tudo que precisa fazer todos os dias, inclusive a hora de acordar e de dormir. Assim, você pode visualizar os momentos em que tem alguma folga.
Separe o tempo em que você pode estudar e divida os conteúdos. Quer você esteja se preparando para o vestibular ou para a prova da OAB, com certeza você tem mais de uma matéria para estudar. Você pode estudar uma matéria por dia da semana ou mais de uma por dia, dependendo da importância e de como você se sente mais confortável. Experimente e descubra como você aprende mais!
Escolha um local e separe seus materiais. Você não quer ser interrompido o tempo todo enquanto estuda, certo? Escolha um lugar silencioso e bem iluminado. Tenha a mão tudo de que precisa para estudar e, assim, evite ter que se levantar o tempo todo para buscar alguma coisa.
Seguindo essas dicas, você já pode fazer seu planejamento de estudos e aproveitar as vantagens que ele oferece. Esse planejamento vai ajudá-lo a ficar mais concentrado, relaxado e permitir sempre verificar o que foi estudado e o que ainda falta para ser revisto. Mantenha-se atualizado e não deixe de estudar todos os dias!