ibp logo
MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO ESTAGIÁRIO

O estágio é o primeiro passo na carreira profissional e um processo de aprendizagem indispensável. Conviver com profissionais experientes no mercado é fundamental para a transição da vida estudantil para a profissional, mas para isso o estagiário precisa estar disposto a aprender e a trocar experiências com seus colegas de trabalho.

Ao receber sua Carta de Recomendação de Estágio Curricular Não Obrigatório, o aluno escolhe o curso para realização do estágio curricular. ''Muitas vezes, o estágio serve como porta de entrada nas organizações. É muito comum o estudante ser contratado como efetivo após esta prática''.

Durante o estágio o aluno coloca em prática o que aprendeu e acaba tendo a certeza se está no caminho certo. O estágio permite ainda que o estudante desenvolva certas habilidades que contribuem para a desenvoltura profissional. ''É a oportunidade de praticar o conhecimento adquirido no processo educativo e de conviver com outros profissionais mais experientes, que além de deterem maior conhecimento técnico, muitas vezes servem como modelo de conduta e postura'', explica André, que ainda destaca algumas dicas para o estagiário ser bem-sucedido no seu ambiente de trabalho:

Primeiro, escolha um local que tenha bons mentores e leve o processo de estágio a sério (evite ambientes onde o estagiário é utilizado apenas para realizar atividades operacionais);

Antes de começar a querer aplicar tudo que aprendeu no curso, situe-se no novo ambiente. Entenda bem quais são as regras e o código de conduta (nem sempre tão visível) da organização;

Mostre boa vontade, tenha iniciativa e se dedique às tarefas com responsabilidade;

Qual a diferença do estágio curricular obrigatório e do estágio curricular não obrigatório?

O estágio curricular obrigatório exige que as atividades pré-determinadas sejam cumpridas em uma carga horária específica, de acordo com o projeto pedagógico do curso.

Deve haver um acompanhamento e supervisão do professor orientador quando o estágio for interno, e/ou de um profissional da mesma área de formação quando for externo.

Deve-se também ter um registro das atividades realizadas e avaliadas pelo supervisor do estágio.

O estágio curricular não obrigatório ou extracurricular, ao contrário do anterior, não exige um cumprimento de carga horária, mas deve estar diretamente ligado ao curso de formação e cumprir as atividades determinadas por ele.

ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO E NÃO REMUNERADO PASSO A PASSO. #VAMOS

  1. Com sua carta de estágio em mãos, tire 2 cópias.
  2. Pensou no local que deseja estagiar? (Procure uma área que você se identificou durante o curso e que pretende seguir como profissão)
  3. Vista uma roupa adequada (o modo de se vestir mostra muito sobre você) e com muita simpatia, atitude e boa comunicação procure saber quem é o responsável geral do estabelecimento aonde deseja estagiar)
  4. Dirija se a ele com muita segurança, cortesia e firmeza, chamando o sempre pelo nome e pronome de tratamento adequado e apresente-se, fale sobre a instituição e diga o quanto este estágio é importante para sua formação profissional e seu futuro. Uma dica importante é procurar uma empresa que você queira ou tenha chance de permanecer. Veja o Exemplo de Ana Júlia que queria estagiar no Instituto Brasil Profissional: Bom Dia senhor André, sou Ana Júlia, estudante do Instituto Brasil Profissional e estou fazendo parte do Projeto de Formação (EMPREGA.....EMPREGO CERTO ou outro). Meu sonho sempre foi atuar na área (cite a área escolhida) para isso me dediquei nos últimos meses e para minha conclusão do curso preciso fazer um estágio não remunerado com duração de 15 dias, 4 horas por dia ou 10 dias sendo 6 horas diárias manhã ou tarde. O estágio segue a lei do estágio e não gera nenhum vínculo empregatício com a empresa nem tampouco o senhor vai precisar me remunerar. Preciso de uma oportunidade para ter um aprendizado maior e prometo nesses dias caso o senhor me conceda esta oportunidade fazer meu trabalho com ética, confiança e respeito, fazendo com que esta instituição tão renomada cresça cada vez mais. Aqui está a carta de recomendação do Instituto com o termo de ajustamento de estágio e uma carta que o senhor deve me avaliar ao final deste. Desde já agradeço pela oportunidade e prometo não decepciona – lo.
  5. As organizações buscam estudantes aplicados, que saibam utilizar suas experiências a favor da empresa e corram atrás do próprio desenvolvimento profissional ou seja, que utilize a formação como um recurso para o trabalho”. Portanto, levar as ideias aprendidas no curso para a empresa, ser curioso e ajudar a resolver os problemas do dia a dia são atitudes apreciadas em um estagiário.
  6. As empresas procuram ainda estagiários que estejam dispostos a aprender, tenham ambição profissional, sejam flexíveis e demonstrem comprometimento. Outras qualidades importantes são a autonomia e a capacidade de comunicação.
  7. “O estagiário poderá deparar-se com situações que ele não entende, mas deverá saber agir”, ter espírito de equipe, não resistência a mudanças, proatividade e formação consistente são algumas das principais características esperadas em um estagiário. “Quanto mais o candidato tiver a oferecer, melhor. As empresas buscam candidatos que tenham diferenciais.”
  8. Outros fatores relevantes: Estar informado sobre notícias do Brasil e do mundo pode não ser pré-requisito para participar de um processo seletivo de estagiários, mas certamente é um diferencial, afirmam os especialistas do nosso Instituto. “Pessoas com boa cultura geral normalmente sabem ler e escrever melhor e têm mais senso crítico para saber o que dizer e como se comportar”
  9. Além disso, a informação proporciona visão de mercado. “O aluno informado sabe quais são as projeções em sua área, e o que pode influenciar sua carreira”. Informado, ele (estagiário) consegue falar com mais propriedade sobre os negócios da empresa.
  10. Durante o estágio, a orientação é ouvir muito e ter bastante paciência para aprender. “É fundamental mostrar aplicação e comprometimento em todas as tarefas que surgirem, das mais simples até as mais complexas, e nunca falar mal da empresa ou das pessoas”. É importante ainda entender a hierarquia da empresa antes de expor ideias ou propor mudanças. “Algumas organizações são bem abertas às sugestões. Outras são mais rígidas, e o processo de mudança mais lento. É importante saber até onde você pode ir.”

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

CONCEDENTE: Aquele que concede o estágio.

INTERVENIENTE: Nós (Instituto Brasil Profissional) que faz a ponte entre o CONCEDENTE e o ALUNO.

ALUNO: Você.

FOLHA 01 DA CARTA DE ESTÁGIO

Na primeira folha da carta de estágio coloque em letra de forma o nome do responsável pela empresa e nome do estabelecimento que você vai estagiar.

FOLHA 02 DA CARTA DE ESTÁGIO

Na segunda folha use letra de forma e no primeiro espaço preencha seu nome, em seguida onde tem concedente preencha o nome da instituição. EX: Coca –Cola, em seguida o endereço e número do CNPJ ou CPF do responsável caso o local de estágio não seja registrado.

Na clausula primeira preencha a área que vai atuar e quem vai te orientar na empresa ou instituição.

Na segunda clausula preencha a data de início e término.

Após isso date a segunda via e assine no campo ESTAGIÁRIO.

FOLHA 03

RESPONDA A SUA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO.

FOLHA 04

SOLICITE QUE O RESPONSÁVEL PELA EMPRESA – CONCEDENTE – RESPONDA COMO ELE AVALIOU SEU ESTÁGIO.

Concluído o estágio, agradeça a todos da empresa e ao falar com a concedente siga o exemplo a seguir como modelo: Exemplo: (voltemos ao pedido de Ana Júlia lá do início que solicitou e conseguiu o estágio no Instituto Brasil Profissional). Bom Dia senhor André, hoje concluo o meu estágio e quero agradecer e falar sobre o aprendizado que vou levar para minha vida inteira. Amei passar esses dias com vocês e espero que possa ter contribuído com o crescimento desta tão conceituada instituição. Lá de fora eu tinha uma imagem da empresa, hoje conheço a alma dela e sei o quanto és grande e pode se tornar maior e acredito que tenho capacidade para ajuda -  la a crescer cada vez mais. Sei que no momento pode não ter uma vaga, mas quando surgir uma oportunidade lembre – se de mim. Aqui está o meu curriculum que mostra de forma sumarizada meu conhecimento profissional. Entregue o curriculum (faça seu curriculum e inclua todos os cursos feitos em nosso instituto e outros que por ventura tenha) e agradeça pela oportunidade.

ATENÇÃO:O ESTÁGIO NÃO PODE SER REALIZADO A NOITE, NEM EM FINAIS DE SEMANA.

BOM ESTÁGIO!