HISTÓRIA

LOGO.png

A Nossa História se confunde com a do fundador:

André Leal, líder empresarial, um dos empresários mais bem-sucedidos, conceituado e admirado pela sua luta em prol da melhoria educacional e social de nossa gente. Nasceu em Teresina no Piauí, um dos estados mais pobres do Brasil. Mas morou até os 11 anos em Elesbão Veloso, cidade a 165 KM da capital piauiense, natural de família humilde, soube as agruras da fome e de todas as dificuldades do povo sertanejo. O pai se separou da mãe quando ele tinha 7 anos e segundo relatos de André foi um dos momentos mais difíceis de sua vida, pois o Pai deixou ele, sua mãe e dois irmãos sem nenhuma condição. Sua mãe teve que numa sociedade interiorana e machista trabalhar, vendendo de porta em porta roupas e bijuterias adquiridas nas feiras livres do Nordeste. Dinheiro inicialmente adquirido com ajuda de amigos, pois quando meu pai saiu de casa ele disse pra nós que se ficássemos com nossa mãe comeríamos barata, pois nós deveríamos esquecer ela. Tudo foi muito difícil.

Você numa cidade pequena, arraigada de todo tipo preconceito, passamos todo tipo de dificuldade. Lembro de várias vezes que só tinha de manhã para tomar café, chá de folha de laranja com beiju feito no fogareiro, por que nem dinheiro para comprar gás nós tínhamos. Cansei de ver minha mãe chorando, mas só tinha uma solução segundo ela: EDUCAÇÃO. Minha mãe sempre disse: “Eu não posso dar nada a vocês além de educação e meu exemplo de honestidade e trabalho.” Com 11 anos de idade passei no teste seletivo da Escola Técnica Federal do Piauí e fui morar na Casa do Estudante do Piauí em Teresina com mais de 250 jovens. Tudo foi um aprendizado. Sempre sonhei alto, queria mostrar para mim mesmo que era capaz e isso seria tão grande que todos veriam isso. Estudava mais de dez horas por dia, pedia livros emprestados, só consegui viver em Teresina graças a uma bolsa de 60 reais do meu estágio. Sempre soube entrar e sair de qualquer lugar, lutei pela minha vitória, passei em 4 vestibulares, para Administração, Psicologia, Direito e Nutrição, e graças a ajuda de um grande amigo e anjo que estás no céu que me ajudou e ao trabalho incansável de minha mãe no sol quente vendendo roupas consegui me formar.

Fui morar em João Pessoa onde fui cursar Psicologia na Universidade Federal da Paraíba, lá eu já dava aulas e ganhava 200 reais, foi juntando os conceitos de Administração e Psicologia que fundei o Instituto Brasil Profissional. Um projeto inovador que se transformou na maior empresa do Norte Nordeste na área de capacitação e qualificação profissional. Agradeço a Deus, Nossa Senhora, meu Padre Cicero, minha mãe, meus irmãos e doutor Edson Cordeiro todos os dias pela vitória inquestionável. Temos Projetos espalhados em mais de 500 cidades do país e já conseguimos levar nossa mensagem que só conseguiremos mudar nossas vidas e nosso Brasil se acreditarmos em nossos sonhos e corremos atrás da realização deles, a mais de 1 milhão de jovens e adultos. Devemos sair do comodismo e deixarmos de ficar esperando Deus mandar chuva do céu ou políticos mandar carros pipas para matar nossa sede. A sede do nosso povo só será saneada com educação. Hoje levo a receita e o resultado de minha vitória ao meu povo que tanto conheço e admiro por sua força.

Os Projetos e Ações desenvolvidos pelo Instituto Brasil Profissional são executados para atender as necessidades de nosso povo. Eles combatem a uma carência tão devastadora quanto a fome –a “miséria interior “. Buscamos a cura da miséria interior pelo resgate da auto-estima. Por isso quando você participa de um de nossos projetos , também está nos ajudando a colocar pra fora a ideia de um futuro melhor . Isso porque a responsabilidade social do Brasil Profissional é a nossa maior marca, de fazer o Brasil crescer respeitando e valorizando o meio ambiente, a cultura, os direitos essenciais a uma vida digna e todas as diversidades que fazem do brasileiro um dos povos mais fortes e bonitos do mundo . Somos uma empresa de desenvolvimento social preocupada com o futuro da nação, mais especialmente com a melhoria da qualidade de vida nossa gente, propiciando indistintamente a todos, uma vida mais justa com a proteção da natureza do meio ambiente, com os direitos fundamentais a vida das crianças, jovens, adultos e idosos e principalmente com a realização de todos os sonhos dos brasileiros. Afinal a Transformação da Realidade social do Brasil começa aqui em nossa SOCIEDADE. André Leal é este grande jovem empreendedor, iluminado por Deus.

Nascida a partir de uma visão inovadora de mercado e tendo como meta a qualificação profissional, a empresa direciona seus serviços às comunidades de classe média e baixa renda.

Criada há onze anos na cidade de João Pessoa na Paraíba, hoje sediada em Juazeiro do Norte o Instituto Brasil Profissional se destaca no Nordeste pelo seu caráter social de atuação.

Com cursos com preços muito acessíveis que dependem do poder aquisitivo da comunidade, a empresa oferece cerca de 120 cursos divididos nos setores do Comércio, Industria, Administração , Tecnologia, Saúde, Idiomas e Turismo .

Segundo ÁNDRE LEAL, Superintendente da Instituição, a ideia é formar, acima de tudo empreendedores. “Formamos profissionais com conhecimentos técnicos , mas sem esquecer que eles podem direcionar suas próprias carreiras, atuando inclusive de forma independente “.

Todos os cursos são efetivados através de projetos específicos que direcionam os temas CRESCE BRASIL , VIAJA BRASIL, INGRESSA BRASIL, BRASIL IDIOMAS e BRASIL SAÚDAVEL entre outros.

Hoje a empresa atua nos 9 estados do Nordeste , mais PARÁ , TOCANTINS, ESPIRITO SANTO e MINAS GERAIS, e em 2008, ingressamos nos estados de RORAIMA E RONDONIA, estados esses estratégicos para a nossa entrada na AMERICA LATINA, através dos países da BOLIVIA, PERU, VENEZUELA, SURINAME E AS GUIANAS .

Nós acreditamos que o segredo do sucesso da empresa está em acreditar no potencial das camadas mais pobres da sociedade e praticar uma politica de preço justo, o que dá oportunidade a todos . “Acredito que o Brasil só acontecerá o pleno desenvolvimento se conseguirmos dar dignidade ao povo; e é isso que estamos fazendo”, destaca.

Sobre a transferência da empresa para Juazeiro do Norte, André Leal, disse que a decisão foi tomada a partir de análises técnicas. “Juazeiro é uma cidade estratégica para o Nordeste – Foco Inicial do Projeto. Aqui estamos próximos de todas as capitais, o que facilita a logística. Nós trabalhamos com valores finais muito baixo, por isso temos que pensar em tudo o que possa diminuir o custo operacional “, explicou.

Para oferecer baixos valores aos seus alunos, a empresa firma parceria com governos estaduais, prefeituras, sindicatos e associações; a ideia é utilizar instalações de escolas públicas as sedes dos sindicatos e associações a fim de eliminar o gasto com alugueis.

Na área social a empresa mantem relações como distribuições de alimentos, arrecadados no ato da matricula, para entidades carentes além de desenvolver diversos projetos sociais com três por cento do capital social da instituição.

Os projetos do Instituto Brasil Profissional são projetos de inclusão social e consiste de uma alternativa para a entrada no concorrido mercado de trabalho de muitos jovens e adultos carentes – socialmente, culturalmente e economicamente marginalizados.

Com esse intuito estes projetos vêm com o objetivo de minimizar este quadro.

O Instituto Brasil Profissional é uma empresa de desenvolvimento social que trabalha de forma autossustentável e estará contribuindo para a formação, capacitação e qualificação de futuros profissionais, criando assim, a oportunidade de geração de negócios sustentáveis para o desenvolvimento regional, a partir da transferência de tecnologia de baixo custo e fácil assimilação. Nosso maior objetivo é o resgate da autoestima do povo nordestino. Fazermos os nossos jovens deixarem o comodismo de lado, acreditarem em seus sonhos e correrem atrás dos seus objetivos. Estes cursos serão estruturados em sintonia com as vocações locais e de serviços que busquem identificar e atender as demandas da sociedade nos Munícipios e Estados.

Vem pro Brasil Profissional. Aqui sim formam – se Campeões.